Home Marcas e Fabricantes Aston Martin Aston Martin Rapide E: Carro Totalmente Elétrico

Aston Martin Rapide E: Carro Totalmente Elétrico

165
0
RSS Feed

A Aston Martin Lagonda revelou detalhes de seu primeiro carro de produção totalmente elétrico, com o espetacular Aston Martin Rapide E fazendo sua estréia mundial no Salão Automóvel de Xangai 2019 na China.

Apresentado pelo vice-presidente executivo e diretor de criação da Aston Martin, Marek Reichman, o Rapide E é um modelo essencial para a marca de luxo. Após o sucesso de modelos anteriores de edição especial, incluindo Aston Martin Vulcan, a família Vanquish Zagato e DB4 GT Continuation, o Rapide E continua a oferecer um nível superior de desempenho, habilidade e exclusividade, enquanto impulsiona a Aston Martin para o reino totalmente elétrico.

O primeiro carro a ser construído na moderna unidade de produção St Athan da Aston Martin, o Rapide E representa um primeiro passo para alcançar a estratégia de eletrificação mais ampla da empresa e a fruição bem-sucedida da Lagonda. Uma edição especial com uma produção limitada a 155 unidades, o Rapide E foi desenvolvido em colaboração com a Williams Advanced Engineering (WAE).

As equipes de design e engenharia da Aston Martin trabalharam em parceria para extrair o desempenho aerodinâmico ideal disponível na forma elegante do Rapide E. Palhetas metálicas tradicionais dão lugar a uma impressionante grade frontal. Com os requisitos de resfriamento mais baixos exigidos do trem de força EV, os engenheiros aerodinâmicos da Aston Martin tiveram a liberdade de otimizar a abertura da área frontal, minimizando o fluxo de ar no carro, melhorando a eficiência aerodinâmica do carro e aumentando o alcance.

As rodas de alumínio forjado do modelo – calçadas com pneus Pirelli P-Zero – também foram redesenhadas para proporcionar maior eficiência, sem comprometer a capacidade de resfriamento do freio. A soma dessas mudanças dá ao pacote aerodinâmico do Rapide E uma melhora de 8% em relação ao modelo anterior de combustão interna.

Por dentro e por fora, o Rapide E está equipado com os materiais e a tecnologia condizentes com o primeiro modelo EV da marca. Longe dos displays analógicos do passado. Um display digital de 10″ agora está em seu lugar, entregando todas as informações importantes ao motorista enquanto estiver em movimento, incluindo o estado de carga da bateria, os níveis de potência do motor atual, desempenho regenerativo e um medidor de consumo de energia em tempo real foram implantados por toda parte, auxiliando no fornecimento das metas rígidas de peso definidas pela equipe de engenharia da Aston Martin desde o início.

Estendendo a experiência além do carro, um aplicativo dedicado permite que informações importantes do carro sejam monitoradas remotamente. Esse painel poderoso exibe o alcance restante, o status da bateria e o tempo de carregamento, além de permitir que os destinos de navegação sejam enviados do aplicativo para o carro para facilitar o planejamento da rota. O local de estacionamento do carro também pode ser visto através do aplicativo, com instruções de caminhada fornecidas para ajudar a localizá-lo em locais movimentados. Finalmente, a saúde e o status do Rapide E também podem ser rastreados a partir do aplicativo, fornecendo lembretes, como quando um serviço importante é devido.

Durante todo o processo de desenvolvimento, a equipe combinada de engenharia de AML / WAE concentrou seus esforços em encontrar soluções de embalagem para o sistema de bateria e motores dentro da arquitetura do Rapide antes de trabalhar para obter um resfriamento eficaz das baterias e motores.

O Aston Martin Rapide E é alimentado por uma bateria de arquitetura elétrica de 800 V – envolta em fibra de carbono e invólucro de Kevlar – com uma capacidade instalada de 65kWh usando mais de 5600 células cilíndricas do formato 18650 de íons de lítio. Esta bateria sob medida está onde o V12 original de 6.0 litros, caixa de câmbio e tanque de combustível foram localizados, com o sistema de 800V permitindo um carregamento mais eficiente e características térmicas melhoradas sobre as arquiteturas elétricas existentes. Este sistema de bateria alimenta dois motores elétricos montados na retaguarda produzindo uma saída combinada de pouco mais de 610 PS e 950 Nm de torque.

O alcance do Aston Martin Rapide E é de mais de 200 milhas sob o Procedimento de Teste de Veículo Leve Harmonizado Mundial (WLTP), enquanto o modelo é capaz de carregar a uma velocidade de 185 milhas por hora usando um carregador típico de 400V 50kW. No entanto, o sistema de bateria de alta tensão de 800V do carro permite um carregamento mais rápido de 310 milhas de alcance por hora, usando uma tomada de 800V que oferece 100kW ou mais. Para o carregamento de destino, o carro também possui um carregador on-board de alta potência líder de mercado capaz de recarregar a bateria em menos de 3 horas. A velocidade máxima para o Rapide E é de 155 mph.

O Aston Martin Rapide E também aprimora a sensação, o caráter e a entrega do recém-aclamado Rapid AMR, graças à cuidadosa atenção dada ao ajuste do trem de força elétrico e do chassi em três modos de condução: GT, Sport e Sport+.

Receba Novidades!

Inscreva-se para receber novidades diretamente por e-mail.
Invalid email address
Prometemos não enviar spam.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here