Home Marcas e Fabricantes Audi Audi R8 LMS GT2

Audi R8 LMS GT2

317
0
RSS Feed

O novo Audi R8 LMS GT2 representa várias características superlativas no programa de corridas da Audi Sport. Com 470 kW (640 hp), é de longe o carro esportivo mais potente dos 11 anos de história do programa de corridas. O carro de corrida atinge sua potência específica de 123 cavalos de potência / por litro de cilindrada com um motor V10 de aspiração natural de 5.2 litros, quase de produção. Com isso, a relação peso-potência do Audi R8 LMS GT2 chega a cerca de 2,1 kg/hp. De uma perspectiva histórica, em cerca de quatro décadas, nunca houve um carro de corrida Audi Sport com um motor naturalmente aspirado com uma relação tão favorável entre o peso de homologação e a potência do motor.

A Audi Sport entrega o fascinante motor V10 no modelo GT2 de uma forma que permite aspirar naturalmente o ar totalmente sem restrições também em corridas e, assim, atinge a sua maior potência. A Stéphane Ratel Organization (SRO), responsável pelas atuais regulamentações do GT2, é o centro das atenções para a relação peso-potência como fator de nivelamento. Assim, com cerca de 2,1 kg / hp, será criada uma balança entre carros de corrida GT2 usando motores naturalmente aspirados e modelos nominalmente claramente mais potentes com motores turboalimentados.

Esta ideia visa preencher uma lacuna nas corridas GT internacionais. As corridas de clientes da Audi Sport estão presentes nas corridas GT3 com o R8 LMS desde 2009 e na categoria de entrada GT4 desde 2018. Com downforce aerodinâmico muito alto e ampla tecnologia de competição com pedigree, o modelo GT3, em termos de despesas , configuração e controle de veículo, tende a abordar os profissionais. A categoria GT4 oferece aos jovens pilotos que são promovidos de categorias inferiores, bem como amadores e senhores, um carro de corrida GT que é fácil de controlar e muito econômico em termos de custos de compra. Enquanto o carro de corrida GT2 supera os dois modelos em relação à potência do motor e velocidade máxima, seu conceito é projetado para ser quase tão rápido quanto um GT3 quando se trata de tempos de volta. Por isso, sua alta dinâmica longitudinal, com aceleração lateral limitada, trata principalmente de condutores gentlemen. Este é precisamente o grupo-alvo para o qual a nova classe GT2 foi criada.

Em termos de tecnologia, o Audi R8 LMS GT2 é baseado na versão de produção. O Audi Space Frame (ASF), com sua mistura inteligente de material de alumínio e CFRP, forma a estrutura básica do carro de corrida, enquanto uma gaiola de aço proporciona a segurança necessária nas corridas. A geometria do chassi corresponde à versão do Spyder, assim como o recorte da porta. Os perfis extrudados na área do telhado foram adotados do Coupé. A seção do cockpit é complementada por um hard-tailored hard top que dá à carroçaria um visual único e escultural. Como as outras partes do corpo, é feito de CFRP por razões de peso. A gaiola consiste em tubos que, em comparação com o modelo GT4, têm uma espessura de parede menor, mas alta resistência devido ao aço de maior qualidade, além de reduzir a massa. Com um peso seco de 1.350 quilogramas, o Audi R8 LMS GT2 inclina a balança a 100 quilogramas menos que, por exemplo, a versão de GT4.

Aerodinamicamente, o carro de corrida GT2 claramente difere de seus irmãos. O gerenciamento de temperatura saudável do motor é garantido pelo volumoso radiador na extremidade dianteira com canais de fluxo de ar otimizados para CFD. Ao contrário do GT3 e do GT4, as aberturas estão à direita e à esquerda, fazendo com que o ar passe pelo pára-brisa para evitar conflitos térmicos com a entrada de ar do motor no teto. As laterais diante das rodas traseiras seguem a forma prescrita pelo R8 Spyder. No entanto, eles expõem uma seção transversal maior para a entrada de ar. Um novo divisor dianteiro, seções de piso CFRP e um difusor traseiro com a conhecida geometria GT4, mas feito de CFRP no modelo GT2, canalizam o ar por baixo do carro de corrida. A inovadora suspensão traseira da asa traseira aumenta o fluxo de ar para o carro e gera mais força descendente no eixo traseiro.

A suspensão da roda com os dois braços dianteiros e traseiros como uma suspensão de corrida pura foi redesenhada por razões de peso. A Audi Sport combina novos porta-cubos e wishbones com as pinças de freio da versão GT3 no eixo dianteiro e as pinças de freio GT4 no eixo traseiro. Os suportes de suspensão foram adotados do mesmo kit modular de seus equivalentes para GT3 e GT4. No sistema de direção com sua servo bomba eletro-hidráulica, a Audi usa sinergias do kit modular GT4.

A Audi Sport atualizou a arquitetura eletrônica, incluindo o Sistema de Travagem Antitravamento (ABS), o Controle de Tração (ASR) e o Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP) versus o modelo GT4. O novo software permite um ajuste de quatro níveis dos sistemas e está de acordo com as necessidades do campo de aplicação.

Em termos de segurança, o Audi R8 LMS GT2 também é de primeira classe. O Assento de Proteção Audi PS 3 envolve e apóia de maneira ideal o motorista, enquanto as redes de segurança nas laterais proporcionam outro aumento na proteção. O sistema de extinção de incêndios e os arneses de seis pontos satisfazem os altos padrões da FIA. A célula de combustível de segurança combina com o design do modelo GT4, mas possui um tanque coletor de 15 litros com um sensor de nível de enchimento. Uma válvula de reabastecimento rápido para eventos de resistência pode ser encomendada como uma opção. A coluna de direção de segurança é ajustável em altura e comprimento e os pedais com seu mecanismo de ajuste rápido assentam nos trilhos. Consequentemente, uma posição precisa do assento pode ser ajustada individualmente para qualquer físico. A escotilha de resgate no teto facilita o acesso da equipe de extração em caso de acidente. Desta forma, é possível remover o capacete do motorista que precisa de ajuda e aplicar um Dispositivo de Extração Kendrick para estabilização.

O pára-brisa e as janelas laterais são feitas de Makrolon leve e forte. O espelho retrovisor digital baseado em câmera é novo porque o carro de corrida não tem janela traseira devido ao volumoso sistema de admissão. A construção das portas é nova também. Eles são feitos de fibra de carbono e em conjunto com a proteção contra impacto lateral CFRP-AFRP com colmeia de alumínio que é obrigatória desde 2019, satisfazendo os mais recentes requisitos de segurança para proteção contra impacto lateral.

Receba Novidades!

Inscreva-se para receber novidades diretamente por e-mail.
Invalid email address
Prometemos não enviar spam.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here