Home Marcas e Fabricantes Maserati Maserati Quattroporte: Design Italiano Autêntico (2019)

Maserati Quattroporte: Design Italiano Autêntico (2019)

51
0
RSS Feed

Um exemplo clássico de design italiano autêntico, o Maserati Quattroporte abraçou graciosamente as virtudes da elegância e atitude atlética, particularmente nos acabamentos GranLusso e GranSport.

Os melhores designers italianos estiveram envolvidos no desenvolvimento da linguagem de design do Quattroporte ao longo dos seus 55 anos de história. Em 1963, o primeiro Maserati Quattroporte uniu perfeitamente as qualidades de velocidade, estilo e luxo em um corpo elegante projetado por Pietro Frua – e desde então, Maserati tem sido considerado um mestre do design de sedan esportivo.

A versão de segunda geração em 1974 foi projetada por Bertone, mas foi o Quattroporte de Giorgetto Giugiaro 1979 que teve grande sucesso. Marcello Gandini redefiniu o sedan como carro-chefe com seu compacto Quattroporte de 1994, enquanto o modelo de 2003 da Pininfarina estabeleceu o padrão de design do segmento por quase uma década.

O moderno Maserati Quattroporte é tão distinto e exclusivo quanto seus predecessores o mínimo. O nariz poderoso e dominante é esculpido em torno da grade tridimensional em forma de Alfieri, que é pontiaguda e imponente, com elementos verticais cromados que contrastam com a profundidade do efeito ‘sharknose’.

Por baixo do para-choques traseiro, a versão GTS pode ser identificada pelo seu sistema duplo de escape de tubo duplo, trapezoidal e integrado em aço inoxidável cromado, enquanto os modelos V6 e diesel utilizam tubos de escape duplos, ovais e duplos.

Coeficiente de arrasto aerodinâmico 0,28

Uma grande parte do trabalho aerodinâmico do Quattroporte ocorre fora da vista sob o carro. O piso plano compreende várias características aerodinâmicas, incluindo um duto NACA para ajudar a resfriar o diferencial sem aumentar o arrasto, e abas nos braços da suspensão traseira para canalizar os fluxos de ar.

A assinatura Maserati Grille é um elemento funcional da aerodinâmica ativa do carro, integrando um obturador de ar entre as saídas de ar e o radiador. O dispositivo ajustável eletricamente proporciona controle otimizado da temperatura do motor, reduz o arrasto aerodinâmico e melhora a economia de combustível e as emissões de CO2. Como resultado, o coeficiente Cx do Quattroporte é um excepcional 0,28.

Há uma escolha de dez cores de corpo na gama MY19 Maserati Quattroporte. Duas delas são novas cores de três peles, a Rosso Potente inspirada na corrida, que foi criada para celebrar a herança dos carros esportivos italianos, e a Blu Nobile, com flocos de vidro cintilante brilhando sob a luz do sol. Há também uma escolha de nove rodas de liga leve em seis modelos diferentes em tamanhos que variam de 19 a 21 polegadas. Novíssimo para MY19 são as rodas de 20 polegadas Perseo e as de 21 polegadas Atlante, ambas disponíveis em acabamentos claros e escuros.

As versões V6 são equipadas de série com rodas de 19 polegadas equipadas com pneus dianteiros 245/45 R19 e 275/40 R19. O top de linha Quattroporte GTS possui rodas de 21 polegadas padrão com 245/35 R21 dianteiro e 285/30 R21 pneus traseiros.

Faróis de LED completos adaptáveis

Os faróis de LED totalmente adaptáveis ​​são instalados como padrão em todas as versões do Quattroporte para farol baixo e alto, luzes de circulação diurna (DRL), luzes de estacionamento e de virada, com luzes de flexão estática e regulagem automática da altura. Os faróis de LED completos apresentam DRLs horizontais e um design de três lâminas inspirado nos dutos de ar exclusivos da Maserati.

Os faróis de LED incluem uma câmera frontal que suporta farol alto adaptável ‘BiLed Glarefree’. Esta função pode criar um “túnel” de luz, baixando os feixes para reduzir a luz que incide sobre os veículos que viajam em sua direção, enquanto mantém todas as outras zonas totalmente iluminadas. Isso permite que o motorista mantenha o farol alto sem ofuscar os motoristas que se aproximam.

Os faróis também podem interagir com diferentes parâmetros do veículo para ativar um dos seguintes cenários de iluminação: Modos Town (<50km / h), Country (50-110km / h), Motorway (> 110km / h) e Weather.

GranLusso, GranSport e pacote Nerissimo atualizado

Os níveis de acabamento GranLusso e GranSport estão disponíveis como upgrade para todas as versões V6, representando a combinação perfeita de luxo e desempenho. O topo de gama Quattroporte GTS está disponível exclusivamente com qualquer um destes dois acabamentos.

O acabamento do GranLusso é diferenciado pelo seu design de fáscia inferior frontal, apresentando um elegante elemento de ponte flutuante e um sutil spoiler. É complementado com um acabamento cromado para os pára-choques e perfis dos pára-choques da cor da carroceria.

O perfil incorpora saias laterais, enquanto na traseira o visual é ainda mais limpo, caracterizado por um retro-refletor esculpido e spoiler da cor da carroceria. A aparência é completada por rodas Mercurio de 20 polegadas e pinças de freio pintadas de preto.

O Maserati Quattroporte GranSport apresenta entradas de ar laterais e centrais com design dedicado, o que melhora a função de resfriamento enquanto exibe uma área frontal agressiva. A parte inferior da dianteira está ligada à grade com divisões de inspiração aerodinâmica. A parte traseira é caracterizada por uma composição impressionante do painel central e pelos dois recortes que focalizam a atenção nos escapamentos. Um spoiler Black Piano completa a visão traseira.

O Quattroporte GranSport está equipado com novíssimas rodas de alumínio forjado de 21 polegadas, acabamento preto brilhante nos pára-choques e pinças de travão vermelhas.

Para o MY19, o Maserati ‘Centro Stile’ projetou uma grade frontal específica e saias laterais para a versão GTS GranSport.

Quanto ao recentemente introduzido pacote Nerissimo, está agora disponível em sete cores específicas – quatro das quais são novas – combinando elementos pretos (grade dianteira, aberturas de luz diurna e espelhos retrovisores) com faróis de LED e ponteiras de escape em acabamento escuro.

Detalhes como o acabamento da moldura superior da grade, o acento do porta-malas traseiro, as aberturas de ventilação laterais, o tridente na grade e todos os emblemas e logotipos da Maserati estão em Preto Cromado. O pacote MY19 Nerissimo atualizado também adotou luzes traseiras escuras, maçanetas da cor da carroceria e novas rodas de 21 polegadas com acabamento escuro.

Design Interno

O couro natural Pieno Fiore e as novas facetas estão disponíveis no sumptuoso interior do Quattroporte, que também apresenta gráficos aprimorados de infotainment e ergonomia de controle climático.

Graças à sua longa distância entre eixos, o Quattroporte de última geração definiu uma referência para o espaço, enquanto o seu interior elegantemente elegante dá ao condutor e aos passageiros a sensação de viajar num exclusivo lounge de primeira classe.

O interior oferece formas simplificadas e envolventes, que dão ao painel e ao túnel uma sensação de leveza. O painel apresenta uma superfície de largura total em uma variedade de acabamentos exclusivos e preciosos, destacando o caráter refinado do Maserati Quattroporte e arredondado por inserções decorativas nos painéis dianteiro e traseiro da porta.

O interior é focado em torno de uma interface amigável ao motorista. O amplo contador analógico e o velocímetro do painel de instrumentos possuem um display TFT de 7 “para muitas das características operacionais do carro. O volante com acabamento em couro é ajustável eletricamente tanto para alcance quanto para altura.

O sistema de infoentretenimento MTC + é baseado em uma tela de toque capacitiva de 8,4 “de alta resolução, que apresenta gráficos atualizados e funções aprimoradas do Climate Control para MY19. Um botão giratório duplo em alumínio forjado fornece controle intuitivo do volume de áudio e outras funções.

Para o MY19, o console central acomoda uma alavanca de mudança de marchas redesenhada e um cluster de botão revisado para os modos de direção e também está disponível agora com dois porta-copos tamanho americano – um recurso padrão nos carros destinados aos mercados dos EUA e Canadá.

O espaçoso e confortável banco de três lugares oferece excelente espaço para as pernas na parte traseira. Dois assentos individuais também estão disponíveis como uma opção exclusiva no Quattroporte GranLusso. Eles possuem ventilação e movimento elétrico, garantindo relaxamento imbatível durante longas viagens de trabalho, e também podem ser equipados com telas individuais de entretenimento.

O apoio de braço traseiro tem uma tomada USB para carregar dispositivos móveis e dois porta-copos dobráveis. Um cinzeiro no painel da porta está agora disponível como uma opção. Os bancos traseiros estão equipados com acessórios ISOFIX.

A iluminação interior utiliza uma fibra óptica ao longo do painel e das portas, incluindo as cavidades das maçanetas das portas e os bolsos das portas, para dar ao interior uma aparência moderna e elegante. O console de domo ergonomicamente projetado inclui o botão da tampa da bagageira e um interruptor de controle do sensor de estacionamento à direita dos controles do teto solar, na área da lâmpada da cúpula.

As luzes de teto dianteiras e traseiras incorporam uma lâmpada de iluminação difusa e duas luzes de leitura separadas. Duas luzes LED escondidas na luz do teto iluminam suavemente a área abaixo delas, enquanto a área dos pés também é iluminada.

O interior do Quattroporte também possui uma caixa para armazenamento de telefone, três tomadas de 12V e uma porta de carregamento USB no apoio de braço traseiro. Estão disponíveis vários compartimentos grandes, dois dos quais na parte inferior do painel de instrumentos: um porta-luvas de passageiros com iluminação climatizada e outro para o condutor, bem como uma área de armazenamento iluminada climatizada sob o grande apoio de braços dianteiro . Um modo de manobrista está disponível no menu da tela sensível ao toque que bloqueia eletricamente o porta-luvas do passageiro. Enquanto este modo estiver activo, o porta-luvas só é acessível inserindo um número PIN de quatro dígitos.

Os assentos traseiros são 60-40 divididos e parcialmente (40%) dobráveis, permitindo que objetos longos sejam armazenados no compartimento de bagagem de 530 litros.

Equipamento notável e maior escolha de materiais de couro

O equipamento de série inclui um sistema de navegação e couro, assentos dianteiros de conforto de energia de 12 vias com suporte elétrico lombar de 4 vias e função de aquecimento. O painel superior e os braços também são estofados em couro.

A Maserati oferece um grau excepcional de personalização através da estratégia de acabamento GranLusso e GranSport. Cada acabamento é combinado com uma vasta gama de materiais para o cliente escolher, incluindo madeiras finas, fibra de carbono, couro estendido de grão fino e o novo couro de grão integral Pieno Fiore. A costura colorida contrasta com a cor do couro no painel superior, portas, assentos, encostos de cabeça e em muitas outras áreas opcionais.

GranLusso trim: esta opção focada em luxo apresenta exclusivamente interiores Ermenegildo Zegna Silk, madeira Radica com poros abertos no painel e volante em couro com encaixe de madeira. Também inclui equipamento de conforto adicional, como pedais motorizados, corta-vento traseiro e traseiro, controle climático automático de quatro zonas, banco traseiro aquecido, entrada estendida sem chave e sistema Soft Close Doors.

Os interiores Ermenegildo Zegna Silk combinam couro de grão fino com inserções de seda de amoreira Zegna de fibra 100% natural nos assentos, painéis das portas, forro do teto, guarda-sóis e luminária de teto. Sempre em cinza escuro, a seda pode ser combinada com três tons diferentes de couro fino luxuoso: preto, marrom ou vermelho. O sofisticado acabamento de luxo do interior do carro também pode ser visto nos encostos de cabeça, que apresentam um emblema Trident bordado e costura de contraste. Esta seda exclusiva e exclusiva é produzida pelo moinho de lã Zegna em Trivero, Itália, usando um processo patenteado.

GranSport Trim: é instantaneamente reconhecível graças a uma série de elementos exclusivos, como os assentos de couro esporte de 12 vias, o volante esportivo equipado com pás de marchas de alumínio e os pedais esportivos Inox. A guarnição de madeira no painel é em alto brilho Piano Black. O volante esportivo em couro preto totalmente perfurado oferece melhor aderência e pode ser encomendado com uma inserção de fibra de carbono, também em combinação com o interior Carbon Package.

O Carbon Pack, opcionalmente disponível na linha de base e nas versões GranSport, faz com que o interior se pareça com um exclusivo cockpit de corrida leve. Ele inclui um volante esportivo com inserções de fibra de carbono, além de acabamentos internos em fibra de carbono, alavancas de marchas e soleiras de porta.

Em consonância com a sua posição como o carro-chefe da gama Quattroporte, o GTS está disponível exclusivamente com o acabamento GranLusso ou GranSport.

Em linha com uma longa tradição Maserati, a Quattroporte oferece uma ampla gama de personalização de interiores. Para o MY19, o carro-chefe adota o couro natural Pieno Fiore, que representa a melhor escolha em termos de qualidade e sensação. Este couro de flor integral está disponível em preto, vermelho e bege, com conforto ou assentos esportivos, cada um com seu próprio padrão de costura.

A nova oferta é combinada com couro Premium (grão B) no painel superior e inferior e no apoio de braço. Os painéis das portas também se destacam pelo padrão único de costura dupla. O Pieno Fiore é como nenhum outro couro usado na indústria automotiva por sua sensação natural e suave. É propositadamente processado para desenvolver um caráter único ao longo dos anos.

A Maserati também oferece dois novos revestimentos interiores High-Gloss para o MY19 Maserati Quattroporte, o Carbon Fiber Twill, que acrescenta exclusividade à cabine transmitindo a idéia de um visual 3D profundo e o luxuoso Rovere Veneer de madeira, que apresenta listras finas um efeito escovado sob o top coat brilhante.

Sistema de informação e entretenimento MTC+ com gráficos atualizados

O painel central acomoda uma tela de 8,4″ de alta resolução com função multitoque. O sistema de infoentretenimento Maserati Touch Control Plus (MTC+) oferece excelente interação e compatibilidade com as funções de espelho de smartphone Apple CarPlay e Android Auto. Graças ao chip da Apple contido no MTC+, o Siri Smart Personal Assistant pode ser usado no carro.

O MTC+ foi atualizado para o MY19, apresentando gráficos de exibição aprimorados e ergonomia do Climate Control. O botão que desativa a função Start & Stop agora pode ser arrastado e solto na barra de tela principal para acesso imediato de todos os menus.

Um compartimento abaixo do painel de controle climático contém uma caixa de telefone, leitor de cartão SD, entrada USB e porta Aux-in, permitindo ao usuário reproduzir música, assistir a filmes ou ver imagens. O MTC+ também controla o aquecimento e a ventilação do banco dianteiro, o aquecimento do volante e o funcionamento do pára-sol traseiro.

Com a unidade de entretenimento opcional do banco traseiro, o Quattroporte possui dois monitores LCD de 10,2″ que permitem aos usuários reproduzir áudio, vídeo ou fotografias de fontes externas e pode entregá-los em uma ampla gama de formatos. Ele também inclui uma conexão A / V-IN para dispositivos como consoles de videogame, câmeras, câmeras de vídeo ou laptops e pode ser equipado com um sintonizador de TV na maioria dos países europeus e na China.O Quattroporte pode conter tecnologia WLAN opcional que efetivamente transforma o carro em um hotspot de veículo Wi-Fi.

Sistemas de som Harman Kardon ou Bowers & Wilkins

O sistema de som Harman Kardon Premium é um recurso padrão em toda a gama Quattroporte. O sistema de áudio usa um amplificador de 12 canais e 900W com 10 alto-falantes e um subwoofer de alto desempenho, proporcionando excelente potência e qualidade de som.

A Maserati também oferece aos entusiastas do Hi-Fi o Sistema de Som Surround Bowers & Wilkins opcional, com 15 alto-falantes, um amplificador de 1.280W e o QuantumLogic™ Surround perfeitamente configurado.

O Sistema de Som Surround Bowers & Wilkins possui um cone central Kevlar de 100 mm para som midrange e três tweeters de 25 mm no centro e nas laterais do painel. As portas da frente abrigam um alto-falante de 165 mm e um alto-falante de cone de Kevlar de 100 mm, enquanto as portas traseiras têm um woofer de 165 mm de Kevlar e um tweeter de 25 mm. A prateleira traseira tem dois médios de Kevlar de 100 mm e um subwoofer de 315 x 200 mm.

O resultado é um sistema que reproduz todas as sutis nuances do som à perfeição, com pureza dinâmica imbatível, para total realismo e um nível completamente novo de prazer musical na estrada. O sistema inclui a função de restauração de música Clari-Fi como padrão, que verifica todos os tipos de arquivos de áudio compactados em busca de detalhes da música perdida, corrige de forma inteligente as deficiências da forma de onda e restaura a alta fidelidade removendo distorções indesejáveis.

Controle climático com sensor de ar

Quattroporte está equipado com um sensor de qualidade do ar que melhora substancialmente o conforto dos ocupantes a bordo. O sistema combina um sensor inteligente e um sistema de análise de sinal que calcula os níveis de poluição externos e evita que ar poluído e gases tóxicos entrem na cabine.

O controle climático de zona dupla padrão fornece grandes quantidades de ar através de 13 portas de ventilação, com quatro delas na parte traseira do carro. Ele equilibra sua saída através de um sensor de luz solar, proporcionando uma manutenção contínua da temperatura selecionada. Um compressor de deslocamento variável controlado eletronicamente garante um controle eficiente do clima. Uma ampla gama de sensores – incluindo umidade e um sensor de luz solar – fornece ao sistema as informações necessárias.

O controle climático automático de quatro zonas melhora o conforto para os passageiros traseiros, incluindo uma unidade separada de controle de temperatura no banco traseiro, um nebulizador dedicado e duas portas adicionais nos pilares B para aumentar o fluxo de ar para os bancos traseiros.

Entrada sem chave, portas de fechamento suave e Power Boot Lid

Incorporando a tecnologia Keyless Go, o Maserati Quattroporte simplesmente abre puxando a maçaneta da porta ou o botão do compartimento de bagagem, enquanto a chave, que é feita de alumínio polido, está no seu bolso ou em uma bolsa.

Soft Close Doors, um recurso incluído como padrão no acabamento GranLusso, com segurança, sem esforço e sem ruído, fecha as portas ligeiramente entreabertas, aumentando a segurança e o conforto do carro, especialmente para crianças no banco de trás. Soft Close Doors também são ativadas sempre que a porta é fechada manualmente, garantindo que esteja corretamente fechada.

É possível abrir e fechar a tampa de inicialização do motor (Power Boot Lid) simplesmente movendo o pé sob o pára-choque traseiro. Neste caso, por razões de segurança, a tampa só abrirá ou fechará se o sistema de entrada passiva reconhecer a presença da chave.

Para-brisas laminados duplos

O pára-brisas e o vidro traseiro são ambos feitos de vidro acústico laminado duplo. Como 51% do ruído externo de um carro entra na cabine através do para-brisa, o uso de vidro acústico permitiu à Maserati tornar a cabine mais confortável e se concentrar em fornecer o tipo de ruído que os proprietários da Maserati preferem.

As janelas laterais empregam tecnologia similar com laminação de camada única e amortecimento acústico. Tudo isso contribui para redução do ruído externo e excelente estabilidade de temperatura, juntamente com janelas mais robustas. Além disso, todas as três janelas traseiras podem ser equipadas com vidro escurecido para maior privacidade.

Motores V6 e V8 de alto desempenho

A família de unidades a gasolina Maserati possui o V8 de topo de gama de 3,8 litros para o Quattroporte GTS e o 3.0 litros V6 para as versões Quattroporte, Quattroporte S e S Q4. Ambos os motores são twin-turbo, desenvolvidos pela Maserati em colaboração com a Ferrari e montados em Maranello.

O Quattroporte também está disponível com o motor turbodiesel V6 de 3.0 litros com tecnologia AdBlue. Esta poderosa unidade foi especificamente desenvolvida pela VM Motori de acordo com as especificações da Maserati em termos de desempenho, eficiência e satisfação de condução.

Seguindo a melhor tradição Maserati, o som e o desempenho do sistema de escape são controlados por válvulas pneumáticas nos tubos de cada banco e passam pelo exclusivo Maserati Sound Tank para manter a rica tradição auditiva da marca.

No modo de condução Normal, as válvulas de desvio estão fechadas até 3.000 rpm para produzir um som de motor confortável e discreto. No modo Sport, as válvulas de escape são abertas, oferecendo a rota de alta energia mais curta possível para os gases de escape, o que dá ao Maserati Quattroporte seu desempenho máximo do motor e um som Maserati exclusivo.

Maserati Quattroporte GTS – Twin Turbo V8 de 537cv

O carro-chefe do motor V8 de 3,8 litros é a representação perfeita da tradição de desempenho da Maserati. O motor produz 537cv a 6.800 rpm e torque de pico de 650 Nm de 2.000 rpm a 4.000 rpm. O torque máximo pode ser automaticamente aumentado para 710 Nm entre 2.250 rpm e 3.500 rpm. Estes números de motor ajudam o Quattroporte a atingir os 100 km/h em apenas 4,7 segundos e uma velocidade máxima bem acima da barreira dos 300 km/h a 310 km/h.

O motor V8 Maserati foi especificamente projetado para oferecer desempenho notável em todas as velocidades do motor, combinado com menor consumo e emissões. O motor V8 possui torque muito alto, mesmo em velocidades de até 1.500 rpm. Ele usa cabeçotes de cilindros de alta cilindrada e variadores de quatro fases em um conceito refinado pela Maserati Powertrain para controle de combustão ideal.

O motor V8 é impulsionado por duas pequenas turbinas paralelas, uma para cada banco de cilindros, que fornecem o alto desempenho esperado de um motor Maserati, reduzindo a inércia.

A Maserati Powertrain concentrou-se na integração do alojamento da turbina no coletor de escape para uma solução compacta e leve. Cada turbocompressor é alimentado pelo seu próprio intercooler ar-ar. O Quattroporte tem dois intercoolers, cada um montado baixo e largo dos radiadores principais para pegar um suprimento constante de ar fresco e frio.

O motor opera em Normal, Sport e I.C.E. (Maior controle e eficiência) modos de condução. GELO. visa reduzir o consumo, as emissões e o ruído. Ele oferece uma resposta mais suave do pedal do acelerador para uma condução suave, cancela a função overboost e mantém as abas esportivas do escapamento fechadas até até 5.000 rpm. Além de entregar o pico de eficiência de combustível da Maserati Quattroporte, I.C.E. O modo também é ideal para dirigir em superfícies de baixa aderência.

Maserati Quattroporte S e S Q4 – Turbo Twin V6 de 435cv

O Quattroporte S e S Q4 fornecem torque de pico de 430cv e 580Nm entre 2.250 rpm e 4.000 rpm. A velocidade máxima do motor é de 6.500 rpm.

O motor Twin Turbo V6 de 3.0 litros compartilha a maioria de seus principais componentes com o V8 – as mesmas dimensões de furo, tecnologia de válvula variável e tecnologia de turboalimentação, manifold e bloco do motor muito semelhantes. Utiliza cabeçotes de alta cilindrada e variadores de quatro fases. Com dois phasers de came contínuos para cada cabeça de cilindro, ela pode avançar ou retardar a entrada e a temporização da válvula de escape de forma independente em tempo real.

Como no V8, o motor usa uma ECU com processadores integrais de alta velocidade, que lidam com uma série de funções em tempo real. A Maserati Powertrain também mudou para auxiliares sob demanda, com uma bomba de óleo acionada eletricamente de deslocamento variável para melhor consumo e desempenho. O V6 também usa um inovador sistema de computador para controlar o alternador, que monitora o consumo de eletricidade do veículo e gerencia a carga de trabalho do alternador para atender à necessidade.

O Maserati V6, no entanto, possui uma arquitetura V600, em vez de V900, que lhe confere um caráter próprio. Sua potência específica e torque de pico são ligeiramente maiores do que no motor V8 de 3.8 litros a 145 cv e 194 Nm por litro, respectivamente (V8: 140 cv e 187 Nm por litro com overboost).

O Quattroporte S Q4 acelera de 0 a 100 km/h em notáveis ​​4,8 segundos, enquanto o Maserati Quattroporte S acelera a 100 km/h em 5,0 segundos. A velocidade máxima é de 288 km/h para ambas as versões. O Quattroporte S Q4 atinge 11,9 litros/100 km e 275 g/km de CO2.

Maserati Quattroporte – Twin Turbo V6 de 354cv

O Twin Turbo V6 de 3,0 litros compatível com Euro6c também está disponível com um mapeamento diferente, que proporciona potência de 354cv a 5.500 rpm e torque de pico de 500 Nm entre 1.750 e 4.500 rpm com 90% do torque máximo já disponível a 1.600 rpm. O Maserati Quattroporte, de 350 cavalos de potência, mantém o caráter esportivo da Maserati: acelera de 0 a 100 km / h em 5,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 270 km/h, alcançando 11,2 litros/100 km e 259 g/km de CO2.

Maserati Quattroporte Diesel – turbodiesel de 278cv

O motor V6 Turbodiesel Euro6c de 3.0 litros da Maserati incorpora a tecnologia AdBlue, com o seu tanque de bordo específico colocado por baixo do depósito de combustível traseiro. As excelentes características tecnológicas desta unidade de potência são baseadas em um Turbocompressor de Geometria Variável com rolamento de esferas (VGT) que reduz o atrito interno e consequentemente o turbo lag.

Injetores específicos de alta eficiência acoplados a um sistema de injeção de combustível de 2.000 bar otimizam a combustão, enquanto os coletores de admissão de geometria variável melhoram a potência em todas as velocidades do motor. Os coletores de escape de parede fina dupla em aço específico com tecnologia Air Gap mantêm uma temperatura mais alta dos gases de escape, energizam o fluxo dos gases de escape e contribuem para a alta potência específica fornecida.

Esses recursos conferem às características dinâmicas do turbodiesel V6 a verdadeira herança da Maserati. O Quattroporte Diesel fornece torque de pico de 600 Nm entre 2.000 e 2.600 rpm e potência máxima de 278cv a 4.000 rpm. Uma variante de 253cv está disponível apenas para o mercado italiano.

O Quattroporte Diesel acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, até uma velocidade máxima de 252 km/h. Graças ao sistema Auto Start-Stop, um valor de CO2 de 191 g/km e consumo de combustível de 7,3 l/100 km.

Escape Active Sound

Graças à tecnologia Active Sound, o sistema de escapamento Quattroporte Diesel produz um som Maserati característico que destaca a natureza pronta para o desempenho do carro e que pode ser variada com o toque de um botão. Dois atuadores de som instalados perto dos escapamentos de escape acentuam os tons mais característicos do motor e os modulam de acordo, dependendo do estilo de condução. Quando o motorista pressiona o botão Sport no túnel central, o som se torna ainda mais ressonante e inspirador para um diesel – que lembra o de um motor a gasolina V8. Apenas a trilha sonora inspiradora que você esperaria de um Maserati.

Alavanca de mudança de marcha reprojetada

Todas as versões do Maserati Quattroporte estão equipadas com a transmissão automática ZF de oito velocidades que garante conforto excepcional, mudança de marcha rápida, consumo de combustível otimizado e redução de ruído, vibração e aspereza (NVH).

O MY19 Quattroporte é equipado com uma alavanca de câmbio de marchas reprojetada, que apresenta um padrão de mudança de pista duplo e intuitivo que propicia viagens mais curtas e melhor operação. O motorista tem a opção de usar a caixa de câmbio no modo automático (RND) ou manual (M) simplesmente deslocando a alavanca da direita para a esquerda, enquanto um novo botão ‘P’ no topo define a transmissão no modo de estacionamento.

Com a nova alavanca de câmbio, o conjunto de modos de direção no console central é ainda mais fácil de usar. O botão M foi eliminado e um botão Start & Stop “off” foi movido em seu lugar.

Graças a duas marchas de overdrive, a transmissão sozinha contribui grandemente para a eficiência geral. Seguindo uma tradição Maserati, pode ser definido para cinco modos de mudança dedicados: Auto Normal, Auto Esporte, Manual Normal, Esporte Manual e I.C.E. Todos os modos de mudança de marcha podem ser selecionados através de botões à esquerda do botão de engrenagem.

O carro reconhece uma variedade de condições, tais como se está viajando para cima ou para baixo, travando com força ou dirigindo através de um canto, e seleciona o melhor equipamento e o estilo de mudança de marchas de acordo. No modo Manual Normal, o sistema desloca-se automaticamente à medida que a linha vermelha se aproxima, enquanto no Manual Sport, as mudanças de velocidade são mais rápidas e mais nítidas e o motor pode ser empurrado para a linha vermelha sem intervenção do sistema.

Quattroporte S Q4: Intelligent All-Wheel Drive

O Sistema Inteligente de Tração nas Quatro Rodas (Q4) foi projetado para melhorar o alto desempenho, as qualidades grandiosas do Quattroporte e para oferecer segurança absoluta e capacidade genuína para todos os climas, sejam quais forem as condições da estrada.

O sistema foi projetado para ser compacto, leve e garantir maior tração, torque e conforto em todas as condições. Também transmite uma experiência típica de condução nas rodas traseiras Maserati, mesmo em condições de baixa aderência. O sistema age transferindo a tração para as rodas dianteiras sob demanda e com uma resposta imediata.

Em condições normais de condução, o Q4 fornece 100% do torque do motor para as rodas traseiras, o que também otimiza o consumo de combustível e as emissões. Em condições de baixa aderência ou no caso de perda de aderência no eixo traseiro, o sistema reage instantaneamente, transferindo o torque necessário para as rodas dianteiras.

Em apenas 150 milissegundos, o Sistema de Acionamento de Quatro Rodas Inteligente Q4 é capaz de alterar o torque dividido de 100% da tração traseira para a distribuição 50:50 entre as rodas dianteiras e traseiras. Quando as condições o exigem, o sistema, com seu controle de torque variável, é constantemente e continuamente ativado.

Embora a mudança na divisão do torque seja imperceptível, um sistema de monitoramento integrado no display de 7″ informaçoes coloridas, visualiza a distribuição da frente para a retaguarda em tempo real. A arquitetura do sistema é baseada em uma embreagem úmida de placas múltiplas controlada eletronicamente em um caso de transferência ligado por um eixo de transmissão para o eixo dianteiro.

Durante a condução, um algoritmo sofisticado desenvolvido especificamente pela Maserati é capaz de monitorar uma ampla gama de parâmetros dinâmicos do veículo em tempo real: velocidade da roda, direção e ângulo de guinada, potência, velocidade, ação de frenagem, MSP e aderência à direção estilo.

Processando todos esses dados, o Sistema de Acionamento de Quatro Rodas Inteligente Q4 pode maximizar um perfil de aderência dedicado para cada roda, criando o gerenciamento dinâmico de veículo ideal para se adequar a qualquer condição de estrada a qualquer momento. Esta estratégia tem o único objetivo de otimizar o equilíbrio entre prazer de dirigir e segurança.

Como todos os modelos Maserati modernos, a Quattroporte utiliza um Diferencial de Deslizamento Limitado (LSD) traseiro mecânico em todas as suas versões para oferecer a melhor tração inerente em todas as situações de direção. A unidade assimétrica com acionamento de bisel oferece 35% de bloqueio sob potência e 45% sob liberação.

Chassis

O chassi da Maserati Quattroporte foi projetado com precisão para atender às demandas de desempenho e conforto dos compradores da Maserati, maximizando os níveis de segurança.

Com uma distância entre eixos de 3,17 m no núcleo, o Quattroporte oferece igualmente um conforto interior excepcional e características de condução excitantes. Apesar de seu tamanho generoso, o sedã de Maserati de capitânia é notavelmente leve, enquanto pesando 1,900 kg em V8 formam enquanto as versões de V6 de passeio de roda traseiras pesam 40 kg menos.

Baseado em torno de uma célula de aço rígida e extremamente segura, ele usa uma variedade de diferentes ligas de aço e alumínio, cada uma designada para maximizar a resistência, minimizar o peso e reter a perfeita distribuição de peso de 50:50 do sedan executivo.

A parte frontal do chassi é baseada em torno de um lingote de alumínio, com um reforço cruzado reforçado que ajuda a fornecer excelente rigidez em todas as direções, enquanto a parte traseira do chassi é feita de aço laminado.

A escolha do alumínio para a maior parte dos painéis da carroceria baseou-se na entrega da máxima segurança possível aos passageiros para o menor peso possível. Assim, todas as quatro portas, o capô, os painéis dianteiros e a tampa da bagageira são todos feitos de alumínio, enquanto a travessa do painel é feita de magnésio ultraleve.

Suspensão padrão do Skyhook

Os layouts de suspensão double-wishbone são uma tradição de corrida na Maserati. O Quattroporte continua com essa herança, incorporando tecnologias de ponta para maior precisão.

A suspensão dianteira utiliza triângulos duplos totalmente em alumínio para garantir características de manuseio leves e precisas.

O alumínio é o metal dominante do sistema de suspensão dianteira com as porcas em forma de cúpula, barras de suporte do cubo e montantes todos feitos de alumínio forjado, enquanto as molas são feitas de aço. Isso combina até amortecedores Skyhook constantemente adaptáveis ​​e uma barra estabilizadora.

A geometria do sistema forneceu uma arquitetura quadrilateral, que permitiu que a equipe de manuseio da Maserati fornecesse uma direção precisa, comunicativa e confortável.

A suspensão traseira emprega um sistema multi-link de cinco barras com quatro braços de suspensão de alumínio e alcançou as metas conflitantes de conforto de condução executivo e desempenho de esportes radicais.

O pacote de suspensão também usa barras estabilizadoras e molas de aço amortecidas por um desenvolvimento mais rápido e preciso do sistema de amortecimento adaptativo Skyhook, uma das características de destaque do Quattroporte. Todos os quatro amortecedores Skyhook são controlados eletronicamente independentemente um do outro. O Skyhook prioriza o conforto e, em seguida, torna-se mais atlético se o motorista apertar o botão de suspensão, que é separado do botão Sport.

Esta rigidez extra foi desenvolvida em cenários de teste extremos e na pista, e transforma o manuseio do Quattroporte. Essencialmente, reduz drasticamente as transferências de carga longitudinal e lateral e minimiza o rolamento do corpo para destacar o lado mais esportivo do personagem Maserati Quattroporte.

Freios Brembo Dual Cast

A Maserati continuou sua longa associação com a Brembo no Quattroporte e a maioria das versões apresenta tecnologia de frenagem com calibre fixo.

Dependendo do mercado, as versões Quattroporte 350hp, Diesel e S apresentam freios de quatro pistões com pinças Brembo de liga fixa e discos ventilados de 345 x 28 mm na frente, além de pinças continentais flutuantes com discos ventilados de 330 x 22 mm na parte traseira.

Os freios do modelo Quattroporte S Q4 são de 360 ​​x 32 mm ventilados e perfurados duplos com pinças de liga Brembo de seis pistões fixos no eixo dianteiro, enquanto o eixo traseiro é equipado com pinças de liga Brembo de quatro pistões fixos com auto -ventilação de discos perfurados de 345 x 28 mm.

O eixo dianteiro do Maserati Quattroporte GTS possui discos de freio de fundição dupla ventilados e cruzados de 380 x 34 mm e pinças Brembo de seis pistões fixos, com o mesmo sistema Brembo da versão S Q4 no eixo traseiro. Os discos de freio continuam a ser dual elenco, uma tecnologia pioneira da Maserati, que permite que o peso da área da superfície de frenagem em ferro fundido seja compensado por um “chapéu” de liga leve para minimizar a massa não suspensa.

Esses freios têm uma área de varredura ampliada, resfriamento altamente eficiente, são projetados para desempenho consistente em situações de direção esportiva e são superdimensionados para atender às demandas criadas pelo potencial de desempenho extremamente alto da Quattroporte.

Mas o poder de parada é apenas uma medida do desempenho global de frenagem. A colaboração com a Brembo também se concentrou na evolução do conforto acústico dos sistemas de freios da Quattroporte. Os freios também operam como parte do sistema automático Hill Holder da Quattroporte.

Direção Elétrica Assistida (EPS)

Desde que o EPS foi introduzido na linha Quattroporte, melhorou o manuseio e o conforto do carro, ao mesmo tempo em que melhor apoiou os modos de direção selecionáveis ​​e habilitou os sistemas avançados de assistência ao motorista avançados disponíveis como opção na linha Maserati Quattroporte.

Com um atuador elétrico controlado eletronicamente na direção do pinhão e cremalheira, o EPS é leve, simples, de baixa manutenção, mais fácil de ajustar e não afeta a potência do motor. Mantendo o manuseio extremamente nítido típico de cada Maserati, ele oferece melhor feedback das irregularidades da estrada e tranquilidade no estacionamento e nas manobras de baixa velocidade.

Freio de estacionamento elétrico

Graças à tecnologia de ponta, o freio de estacionamento elétrico (EPB) oferece desempenho e confiabilidade superiores. No sistema de frenagem com pinças flutuantes traseiras, o Motor On Caliper (MOC) é montado na pinça traseira, fornecido pela Continental. Nos sistemas de frenagem com discos de fundição duplos adotados pelo Quattroporte S Q4 e GTS, uma pinça EPB adicional é instalada nos discos de freio traseiro.

Controle Integrado de Veículos e ADAS Ativos

A função Integrated Vehicle Control (IVC) foi incorporada ao controle do Programa de Estabilidade Maserati para aumentar a segurança ativa e a dinâmica de condução, enquanto os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista opcionais fornecem tecnologia de condução autônoma de Nível 2.

Ao impedir – em vez de simplesmente corrigir – uma perda de controlo do veículo, o Controlo Integrado de Veículos, desenvolvido em colaboração com a Bosch, proporciona uma segurança activa e dinâmica de condução melhoradas, melhor desempenho e uma experiência mais agradável para o condutor.

O IVC usa um controlador inteligente que antecipa as situações de direção com antecedência e adapta a velocidade do motor e os freios de acordo. O IVC intervém mais suavemente e com menos ruído do que um ESP tradicional, garante melhor equilíbrio e tração do carro nos limites da dinâmica do carro e emprega vetorização de torque inteligente para otimizar a dinâmica lateral de maneira natural mesmo quando o MSP está desligado. Em manobras dinâmicas de teste, como slalom e mudança de faixa, o IVC demonstrou maior velocidade de drive-through e melhores tempos de volta na pista de corridas.

Programa de Estabilidade Maserati (MSP)

Desenvolvido nas condições de teste mais extremas, o MSP usa uma ampla variedade de sensores para detecção e intervenção precoces. Se a derrapagem for detectada, o sistema reduzirá a saída de torque do motor e poderá ativar os freios com entradas finamente variadas para restaurar a estabilidade do carro em milissegundos. O MSP integra sub-sistemas como ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), regulamento antiderrapante (ASR), controle de torque do freio do motor (MSR), que evita que as rodas travem ao reduzir a marcha em superfícies de baixa aderência. BAS) e o Controle Integrado de Veículos (IVC).

Sistemas Avançados de Assistência à Condução

ADAS de nível 2, como assistência em estrada, assistência ativa contra ponto cego e Assistência para manutenção de faixa, são um grande passo para a direção semi-autônoma. No pacote opcional também está incluído o eficiente Reconhecimento de Sinais de Trânsito.

Embora ADAS sejam ativos valiosos para garantir uma experiência de condução mais segura, a Maserati também permanece fiel à sua filosofia central como fabricante de carros de turismo de corrida com dinâmicas superiores capazes de oferecer uma experiência de condução inigualável. A introdução do pacote Active ADAS na gama Quattroporte tornou o carro ainda mais seguro em uma variedade de condições de tráfego, mas o motorista deve permanecer 100% no controle em todos os momentos.

Assistência em Auto-estrada: uma função “hands-on” (condutor necessário para manter o controlo do carro em todos os momentos), destinada a ser utilizada em autoestradas ou vias de acesso limitadas a velocidades até 145 km/h com o Adaptive Cruise Control activado. Reduz a fadiga do motorista e, consequentemente, aumenta a segurança ativa, permitindo que o carro se mantenha centralizado em sua pista e adapte sua velocidade pré-selecionada em plena autonomia.

O sistema emprega uma unidade de radar e uma câmera voltada para o futuro e trabalha com o EPS para controlar a direção do carro. A câmera multifuncional detecta marcações horizontais e calcula a distância e a velocidade do veículo anterior. O Highway Assist inclui um rádio que fornece informações sobre a estrada e um sistema de detecção de “mãos na roda”. O motorista pode substituir o sistema a qualquer momento.

Lane Keeping Assist: mantém o carro centralizado em sua pista com entrada direta para a Direção Assistida Elétrica, enquanto o visor do painel de instrumentos mostra o status específico. Quando a caixa Visual & Haptic é selecionada na tela sensível ao toque, a LKA entra em ação ativamente com o torque de direção corretivo.

O LKA usa uma câmera voltada para o futuro que detecta marcadores de pista para determinar a posição do carro, bem como um radar para processamento de dados. O sistema trabalha a velocidades entre 60 km / he 180 km / he quando os indicadores estão ligados, é desativado.

Active Blind Spot Assist: um sistema que tenta evitar uma colisão durante a mudança de faixa usando dois sensores baseados em radar para monitorar áreas de pontos cegos. Além de fornecer um aviso acústico e de LED, o ABSA pode se comunicar com o EPS para intervir com o torque de direção e evitar uma possível colisão.

Reconhecimento de Sinais de Trânsito: essencialmente, o TSR evita a aceleração não intencional, fornecendo ao motorista informações em tempo real no painel de instrumentos sobre o limite de velocidade atual. Reconhecimento de Sinais de Trânsito identifica limites de velocidade para condições específicas, como chuva, neblina ou limites específicos de hora, e usa dados de mapa do sistema de navegação para informar ao motorista no caso de sinais reais inexistentes, invisíveis ou não reconhecíveis pelo sistema da câmera .

Cruise Control Adaptativo com função Stop & Go: quando ativado (entre 30 e 210 km / h), o ACC monitora constantemente o espaço entre o Quattroporte e o veículo à frente, mantendo uma distância segura predefinida. Se o tráfego diminui ou outro veículo se move na frente, ele desacelera o carro fazendo com que ele desacelere ou engate os freios. Graças à função Stop & Go, o carro se ajustará à velocidade do veículo alvo até que ele pare completamente e partirá automaticamente se a parada for menor que dois segundos.

Forward Collision Warning Plus: O FCW Plus monitora os veículos à frente por meio de uma câmera e avisa o motorista através de alertas visuais e acústicos quando estão em risco de uma possível colisão traseira.

Sistema Avançado de Assistência de Frenagem: Se o motorista frear e o sistema determinar que não aplicou força de frenagem suficiente, o ABA compensará isso e fornecerá a quantidade apropriada de frenagem adicional.

Frenagem de Emergência Autônoma: AEB é um sistema ativo projetado para evitar colisão ou minimizar danos. Uma colisão em potencial é identificada pelo radar ACC e uma câmera voltada para o futuro. O motorista é fornecido com alertas visuais e acústicos como um aviso prévio para começar a frenagem. Se não tomarem medidas, o sistema irá travar de forma autônoma para ajudar a desacelerar o veículo e minimizar o impacto.

Câmera de visão traseira com linhas dinâmicas

Localizada acima da placa de identificação, a câmera liga automaticamente quando a marcha a ré é selecionada e mostra a área atrás do carro na nova tela de 8,4 “de alta resolução. A câmera utiliza os sensores de estacionamento traseiros para alertar o motorista tanto visualmente quanto acusticamente sobre possíveis As linhas de grade dinâmicas representam a largura máxima do carro e seu caminho projetado com base no sinal do ângulo de direção.

Câmera de visualização surround opcional

O sistema Surround View Camera usa quatro câmeras no total – duas câmeras laterais alojadas sob os retrovisores laterais, bem como uma câmera voltada para frente e para trás – para fornecer uma visão panorâmica clara do carro na tela de alta resolução. . Ele é ativado automaticamente na marcha a ré ou manualmente através do botão virtual na tela de 8,4 “e fornece cinco visualizações selecionáveis. Ele também mostra as portas abertas e as linhas de guia de estacionamento.

Rear Cross Path

Esta função emite alertas para ajudar os motoristas a reverter os espaços de estacionamento quando sua visão dos veículos que se aproximam é bloqueada. Utilizando sensores localizados em ambos os lados do pára-choques traseiro, detecta quaisquer veículos ou objetos que se movam para o lado do veículo a velocidades entre aproximadamente 1 km/h e 16 km/h.

Segurança Passiva

O equipamento de segurança passiva da Maserati Quattroporte recebeu uma revisão bem focada para melhorar com sucesso sua segurança em acidentes sem comprometer seu peso ou consumo de combustível.

A Maserati equilibrou essas demandas conflitantes ao usar aço moldado a quente em áreas críticas do compartimento de passageiros para aumentar a segurança dos passageiros e, ao mesmo tempo, usar o alumínio em outras áreas para economizar peso.

Em particular, a parte dianteira do compartimento do passageiro (os pilares e as molduras embaixo da porta) possui componentes de aço moldados a quente, com um painel de controle de magnésio para economizar peso, enquanto a traseira é reforçada com aço de alta resistência. As barras de impacto na frente e na traseira do carro são feitas de alumínio extrudido, enquanto as portas, o compartimento do motor, os guarda-lamas e o compartimento de bagagem estão em alumínio.

O Maserati Quattroporte é equipado com um sistema de seis airbags para oferecer máxima segurança aos ocupantes. Na frente, airbags de dois estágios são escondidos dos ocupantes dentro do volante e painel de instrumentos para proteger a cabeça em colisões de impacto frontal.

O peito e os quadris do motorista e do passageiro da frente são ainda protegidos pelos airbags laterais sob o couro do banco. Os lados de suas cabeças são protegidos por dois airbags de cortina de cabeça montados no teto do carro, ao lado do pilar B. O airbag de cortina protege as cabeças dos ocupantes dianteiros e traseiros contra impactos laterais.

Receba Novidades!

Inscreva-se para receber novidades diretamente por e-mail.
Invalid email address
Prometemos não enviar spam.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here